top of page

PALESTRANTES.

Ana Elisa Ribeiro

Ana Elisa Ribeiro é professora e pesquisadora do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), onde atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (mestrado e doutorado), no bacharelado em Letras (Tecnologias da Edição), em cursos de especialização e na educação profissional técnica de nível médio. É doutora em Linguística Aplicada (Linguagem e tecnologia) e mestre em Estudos Linguísticos (Cognição, linguagem e cultura) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também se bacharelou e licenciou em Letras/Português. É pós-doutora em Comunicação pela PUC-Minas (2009-2010), em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos de Linguagem da Unicamp (2011-2013) e em Estudos Literários pelo Pós-Lit UFMG, com pesquisa no Acervo de Escritores Mineiros.

Foto: Adamo Alighieri

André Mintz

Doutorando em Comunicação Social pela UFMG, com bolsa CAPES. Mestre em Comunicação Social pela mesma instituição, e em Media Arts Cultures pela Aalborg University, Danube University Krems e pela Lodz University.

Ronielton Rezende Oliveira

Doutorando em Administração e Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento. Experiência profissional como Gerente de Projetos na área de Tecnologia da Informação. Professor e Pesquisador na área de Estratégia com ênfase na Gestão de Projetos. Interesses de Pesquisa: Desempenho e Métodos Quantitativos, em especial Modelagem de Equações Estruturais. 

Marcelo Kischinhevsky

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado e graduação em Jornalismo pela mesma instituição, é professor do Departamento de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS/UERJ), onde coordena o AudioLab e lidera o Grupo de Pesquisa Mediações e Interações Radiofônicas, certificado pelo CNPq. Atua como Pesquisador Visitante (BPV FAPEMIG) junto ao Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor/UFOP). É autor dos livros "Rádio e mídias sociais" (Ed. Mauad, 2016) e "O rádio sem onda" (E-papers, 2007), além de ter organizado coletâneas e publicado dezenas de artigos em revistas científicas e capítulos de livros. 

Camila M. C. A. Mantovani

Professora do Departamento de Comunicação Social da UFMG. Jornalista (UFMG/2002) e Doutora em Ciência da Informação pela UFMG (2011) com pesquisa sobre "Narrativas da mobilidade: comunicação, cultura e produção em espaços informacionais". Desde 1999, trabalha em projetos de pesquisa em novas tecnologias de informação e comunicação com foco nos processos de produção e recepção de conteúdos digitais. Possui experiência no mercado de produtos e serviços de valor agregado para Telefonia Celular (Take.Net 2003­2006) e no desenvolvimento de estudos de usabilidade e experiência do usuário (UX/Fhios.br 2007-2012). Atuou na Fapemig como bolsista do Programa de Comunicação Cientifica e Tecnológica (PCCT 2014­16). É coordenadora do Afetos: Grupo de Pesquisa em Comunicação, Acessibilidade e Vulnerabilidades. Integra também os grupos de pesquisa: Núcleo de Pesquisa em Conexões Intermidiáticas (NucCon - CCNM/UFMG) e Núcleo de Estudos de Recepção em Comunicação Pública das Ciências (Nercopc/UFMG). Seus interesses de pesquisa abrangem: Midiatização; Comunicação organizacional; Estudos de Usabilidade e Acessibilidade; Design Centrado no Usuário, Mobilidades; Mídias Móveis; Deficiência.

Sônia Caldas Pessoa

Professora do Departamento de Comunicação e do PPGCOM/UFMG. Doutora em Estudos Linguísticos (Poslin/UFMG), com estágio doutoral na Université Paris Est-Crèteil / Le Céditec (Centro de Estudos do discurso, de imagens e textos em Comunicação), em Paris. É uma das idealizadoras e coordenadoras do Afetos: Grupo de Pesquisa em Comunicação, Acessibilidade e Vulnerabilidades. É idealizadora e coordenadora da Rádio Terceiro Andar.

Juçara Gorski Brittes

Graduada em Sociologia pela Universite de Paris V, René Descartes; em Comunicação Social, pela Universidade Federal de Minas Gerais; Licenciada em Sociologia, menção Antropologia Social , pela Université de Paris V - René Descartes. Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Ouro Preto, onde exerceu o cargo de Chefe do Departamento de Ciências Sociais, Jornalismo e Serviço Social (DECSO), e de vice-diretora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA). Leciona e pesquisa na área de Comunicação/Jornalismo, com ênfase em políticas de comunicação, esfera pública e crítica de mídia. Atua em Projetos de Extensão voltados para a democratização da mídia e da cultura. Parecerista de revistas acadêmicas, entre elas a Revista Brasileira de Ciências da Comunicação e E-Compós; Coordenadora do GP Políticas e Estratégias de Comunicação da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) no período de 2010 a 2014. Membro de Grupos de Pesquisa Pensamento Comunicacional Brasileiro; Grupo de Pesquisa sobre Memória, Discurso e Tradução (GEDEM), coordena o Grupo de Pesquisa Plataformas Midiáticas, Informação e Opinião.

bottom of page