top of page

PROGRAMAÇÃO.

SEGUNDA-FEIRA

8:00-12:00

II Jornada de Pesquisa do PPGCOM. (Ver programação ao final)

Local: Auditório do ICSA

14:00 - 18:00

II Jornada de Pesquisa do PPGCOM. (Ver programação ao final)

Local: Auditório do ICSA

19:00

Palestra Big data: desafios à atividade jornalística e à pesquisa em comunicação

Marcelo Kischinhevsky - UERJ

Mediação: Debora Cristina Lopez - UFOP

Local: Auditório do ICSA

TERÇA-FEIRA

​14:00 - 17:00

Oficina Usabilidade para estudos em Comunicação

Camila Mantovani - UFMG

Local: a definir

9:00 - 12:00 e 14:00 - 17:00 (A OFICINA É REALIZADA EM DOIS TURNOS)

Oficina Práticas Analíticas em Jornais Históricos

Juçara Gorski Brittes - UFOP

Local: a definir

19:00

Palestra Estabilidade e criatividade nos métodos de pesquisa em leitura

Ana Elisa Ribeiro - CEFET MG

Mediação: Nair Prata - UFOP

Local: Auditório do ICSA

QUARTA-FEIRA

​14:00 - 17:00

Oficina Métodos Quantitativos Aplicados à Comunicação

Ronielton Rezende Oliveira - FUMEC

Local: a definir

​14:00 - 17:00

Oficina Visualização de Dados

Andre Mintz - UFMG

Local: a definir

19:00

Palestra Abordagens etnográficas digitais

Sônia Pessoa - UFMG

Mediação: Marcelo Freire - UFOP

Local: Auditório do ICSA

​

II JORNADA DE PESQUISA 

SEGUNDA-FEIRA

8:00-09:50

Mesa 01 - Práticas comunicacionais e tempo social

​

Gedma Alejandra Salamanca Rodríguez
Ligando a televisão, assistindo a nação: Identidade da ficção televisiva colombiana
Resumo: Que pode se considerar particular da ficção colombiana? Conhecendo as transformações da televisão na Colômbia, pode se considerar que a ficção também se transforma? De quê modo? Quê muda e quê permanece para considerar uma identidade da ficção nacional? Onde procurar essas características? A pesquisa procura abordar estes questionamentos tentando compreender as características da ficção televisiva colombiana a partir da analise das falas sobre a mesma, levando em consideração as características da televisão nacional e o lugar que a ficção tem ocupado na historia do país.

​

Pedro Lavigne
O sensível, o poético e o político em Steven Universe: uma proposta de análise do desenho animado
Resumo: Nesta pesquisa buscamos identificar como o poder se manifesta na narrativa do desenho animado Steven Universe. Propomos refletir sobre o desenho animado em três dimensões inter-relacionadas, com o objetivo de compreender tanto os sentidos construídos na narrativa quanto o modo como esses sentidos se entrelaçam ao cotidiano e às relações que se formam no viver-juntos. Percebemos, ao longo da análise e da contribuição dos diversos autores que expandem nosso horizonte de discussão, que a forma como esse desenho trabalha a Alteridade pode efetivamente ajudar os sujeitos a transformarem suas compreensões de si e do mundo social. Para explorar as possibilidades de entendimento da presença dos desenhos animados no cotidiano, propomos uma análise estruturada a partir de três dimensões inter-relacionadas: a dimensão sensível, que busca explorar a forma estética inerente ao dispositivo midiático; a dimensão poética, para refletir sobre a presença do sujeito na produção de sentido; e a dimensão política, para pensar na relação do desenho animado com as formas de sustentação e transformação do poder que perpassam o viver-juntos.

​

Saulo Rios
Sinfonia de Afetos em Cafe Müller: corpo, presença e estética da comunicação na dança-teatro de Pina Bausch
Resumo: A pesquisa promove estudo sobre Pina Bausch, apreendendo a dança-teatro da artista como ponto de partida para complexificarmos nosso estar no mundo. Tomamos como pressuposto os conceitos de estética da comunicação e produção de presença, com o intuito de reaver a dimensão do sensível em nosso tempo, ao readmitir os afetos como substâncias que intervêm em nossa experiência trespassada por uma cultura midiática.

​

10:10 - 12:00

Mesa 02 - Práticas comunicacionais e tempo social

​

Ana Malaco
Rompimento da barragem Fundão - acontecimento e território: o evento escrito desde o Poder Legislativo Marianense
Já se passaram dois anos do desastre de maior impacto socioambiental do país. O rompimento da barragem Fundão, controlada pela Samarco - um empreendimento conjunto das maiores empresas de mineração do mundo (de acordo com o relatório do setor lançado pelo Citegroup em 2012), a brasileira Vale S.A e a anglo-australiana BHB Bilinton, trouxe para o território de Mariana (e por todo trajeto que a lama fez) um cenário de instabilidade. O acontecimento acionou diversas vozes, que escrevem o acontecimento na medida em que o narram. Temos como objeto dessa pesquisa a escrita do evento desde o legislativo marianense. Nossa hipótese é que o acontecimento, ao romper com o fio do tempo (ZIZEK,2017), além de revelar as relações de poder desse espaço, antes latente, também evidencia a construção de um novo consenso em Mariana. Pretende-se com essa pesquisa contribuir com questões do tempo e do espaço no campo da Comunicação, além de reivindicar o acontecimento enquanto aposta emancipatória (BENSAÏD, 2013).

​

Lídia Helena da Silva Ferreira
As Memórias de Bento: representações da nostalgia no jornal A Sirene – Para não Esquecer
Resumo: O trabalho trata da nostalgia e sua pluralidade de afetos no jornal A Sirene – Para não esquecer. Propomos como metodologia uma Cartografia das Recordações, tendo como escopo o prisma da afetividade e recorrendo a nostalgia como ferramenta analítica para a percepção de um espaço de resistência e memória. Nessa perspectiva, a nostalgia torna-se, assim, um instrumento para compreender como as representações do passado são recriadas no presente e expressas no jornal A Sirene, e como os múltiplos afetos constituidores desse sentimento nostálgico, motivados pelo afastamento do lugar, podem intervir nas representações configuradas tanto pela memória individual quanto pela memória coletiva. 
 

14:00-15:50

Mesa 03 - Práticas comunicacionais e tempo social

​

Thainá Cunha
Estrella Mariannense e a reprodução da desigualdade social na primeira capital de Minas
Resumo: A história do desenvolvimento dos espaços de Mariana é testemunhada e narrada pela imprensa local, que se transforma em relevante instrumento de registro das memórias de um lugar e das pessoas que o ocupam. Essa pesquisa analisa a representação de negros, no primeiro jornal da primeira capital mineira, o Estrella Mariannense. O objetivo principal desse estudo é identificar os elementos da narrativa jornalística desse periódico que refletem a imposição do silêncio aos negros e a reprodução de estereótipos e estigmas sociais. As edições analisadas totalizam 15 diferentes abordagens presentes não apenas nos relatos noticiosos, mas também nas atas de reuniões de Câmara, nas cartas de leitores do periódico e nos anúncios de escravos fugidos ou encontrados. A metodologia feita a partir do método indutivo, contou com  um mapeamento da narrativa do jornal, onde também serão utilizadas técnicas de pesquisa como análise do discurso e análise de conteúdo. 

 

Wanalyse Emery
Memorial da Resistência de São Paulo: o tecer narrativo entre temporalidades
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo compreender a construção de sentidos no processo comunicacional do Memorial da Resistência de São Paulo, através do campo conceitual da narrativa. Sob tal aspecto, esta pesquisa busca lançar um olhar narratizante sobre a referida instituição, estabelecendo as articulações entre os diversos fragmentos da memória reunidos e comunicados por esta instituição. Para tal, pretende-se entender os dispositivos interacionais do Memorial da Resistência, tal como o processo de construção de sentidos pelo público, objetivando, assim, a análise do conjunto representações acerca de uma experiência social tempo, criando processos de interação que possibilitem à construção de uma memória coletiva. A pesquisa já passou pela qualificação e, neste momento encontra-se em fase coleta de dados para análise.

16:10 - 18:00

Mesa 04 - Interações e Emergências da Comunicação


Daniel Fróes Vieira Gomes
O que os olhos não veem o coração não sente: como os ativistas da Mídia Ninja percebem e exploram as affordances comunicativas do smartphone
Neste estudo, de natureza qualitativa e inspiração etnográfica, busco compreender como os gestores dos núcleos do coletivo midiático Mídia Ninja (“Editoria Geral”, “Redes Sociais e Coberturas”, “Audiovisual”, “Opinião e Design” e “Fotografia”) percebem e exploram as affordances comunicativas do smartphone. Atualmente, a pesquisa caminha para sua fase final, de coleta e análise dos dados. Utilizamos três técnicas para coletar os dados relevantes para a pesquisa: questionário (GIL, 2002), entrevista episódica (FLICK, 2012) e observação participante (ANGROSINO, 2012). Como procedimento de análise, adotaremos a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2010). A análise dos dados abrangidos pela coleta será feita conjuntamente, a partir do conceito de triangulação (DENZIN, 1989).

 

Fernanda Camargo Guimarães Pereira Maia
Modelagem Poliscópica e Jornalismo de Moda: novas perspectivas para informar
Resumo: A pesquisa direciona-se para o Design da Informação de relatos jornalísticos sobre tendências de moda, através da aplicação da metodologia intitulada Modelagem Poliscópica, voltada para o pensamento sistêmico e holístico da informação. A proposta é combinar a metodologia com outras teorias e conceitos advindos do Jornalismo e da Computação, de modo a entender o agenciamento que ocorre entre as camadas que compõem o sistema narrativo digital. Nos relatos jornalísticos sobre as tendências desfiladas em uma semana de moda é comum observar uma profusão de notícias que privilegiam determinados pontos de vista, que se tornam replicados de forma muito semelhante por entre diversos websites. Mas seriam estes recortes o único retrato possível das temporadas de moda? Como é possível narrar outras informações sobre tendências nestas reportagens? Ou seja, como o Jornalismo especializado pode desenvolver a modelização dos relatos sobre as tendências de moda, a partir do agenciamento das camadas do sistema narrativo, de modo a obter novas possibilidades narrativas?

 

Luana Caroline Damião
A Exaltação na Rede: o processo de constituição da Sala da Exaltação do Museu do Futebol sob o viés da Teoria Ator-Rede
Resumo: O objetivo da pesquisa é observar, descrever e refletir sobre o processo de constituição da videoinstalação Sala da Exaltação do Museu do Futebol de São Paulo, que busca homenagear o ato de torcer e os torcedores de times de futebol brasileiros. Nosso referencial versa sobre as perspectivas trazidas pela teoria ator-rede (TAR), que parte do princípio da simetria entre os seres. Com percurso etnográfico, rastrearemos as associações de actantes envolvidos para a existência dessa rede. Através da análise com a TAR, entenderemos como a Exaltação foi concebida, quais os mediadores mais influentes nesse processo e como se transformaram para possibilitar a existência dessa obra enquanto um espaço de relações comunicacionais.

bottom of page