top of page

Estudantes do mestrado em Comunicação apresentam prévia das pesquisas


Nove alunos do Programa de Pós-Graduação de Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) apresentaram seus estudos em andamento na II Jornada de Pesquisa, realizada no Auditório do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Icsa), em Mariana. As mesas-redondas, ao longo da última segunda, dia 11, integram a programação do I Simpósio Metodologias em Comunicação, promovido pelo grupo de pesquisa Convergência em Jornalismo (ConJor).

Já qualificadas e em fase de conclusão, as pesquisas versam sobre temas variados, dentro da área de concentração Comunicação e Temporalidades. Destaque para os trabalhos com foco regional, a exemplo das pesquisas As memórias de Bento e Rompimento da barragem Fundão, das mestrandas Lídia Helena Ferreira e Ana Malaco, com diferentes olhares para a tragédia da Samarco. Já a aluna Thainá Cunha se debruça sobre os recortes do primeiro jornal de Mariana, que circulou entre 1830 e 1832, com o projeto Estrella Mariannense e a reprodução da desigualdade social na primeira capital de Minas. “Busco mostrar como a questão do racismo diz muito sobre a divisão de espaços na cidade, não apenas no passado, mas, infelizmente, ainda hoje. Espero contribuir com um olhar diferente e autocrítico para Mariana”, descreve Thainá.

As pesquisas saltam do regional para o global com os projetos Ligando a televisão, assistindo a nação, sobre as atrações televisivas ficcionais da Colômbia, da mestranda Alejandra Salamanca; Sintonia de afetos em Cafe Müller, um estudo sobre a dança-teatro da artista alemã Pina Bausch, por Saulo Rios; e O sensível, o poético e o político em Steven Universe, uma análise da narrativa da animação norte-americana Steven Universe, trabalho de Pedro Lavigne. No campo digital, em um território sem fronteiras, o aluno Daniel Fróes apresentou O que os olhos não veem o coração não sente, a respeito do coletivo midiático Mídia Ninja e a comunicação por meio de smartphones.

Com vocação multidisciplinar, as pesquisas do programa também privilegiam o campo da museologia, com os trabalhos A exaltação na rede, que investiga a Sala da Exaltação do Museu do Futebol, em São Paulo, sob as lentes da teoria ator-rede, por Luana Damião; e Memorial da Resistência de São Paulo: o tecer narrativo entre temporalidades, por Wanalyse Emery, que busca compreender a produção de sentidos na instituição por meio da narrativa.

“A diversidade das propostas revela a interdisciplinaridade do programa. Receber alunos de diversas áreas nos provoca não só com contribuições temáticas, mas também metodológicas e nos ajuda a pensar a comunicação com outros olhares. De certa forma, é um resgate da natureza da comunicação”, finaliza o professor Fred Tavares, coordenador do PPGGCOM.


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page